domingo, 10 de março de 2013

Dicas para conservar e organizar seus esmaltes!

1. Estocar em lugar seco e ao abrigo da luz e calor.
Calor excessivo leva a separação das fases e luz pode afetar a cor. Algumas pessoas gostam de guardar os esmaltes na geladeira. Refrigeração retarda a perda da cor e evita a evaporação dos solventes. Caso você seja uma delas, não esqueça de retirar o esmalte da geladeira alguns minutos antes de usá-lo à temperatura ambiente. Os esmaltes gelados acabam ficando mais espessos e mais difíceis de aplicar.

2. Feche bem o frasco.
Limpar bem a borda do vidro para retirar qualquer resíduo de esmalte garante que o frasco fique bem fechado o que evita a evaporação dos solventes. Evite deixar o esmalte destampado muito tempo durante a aplicação. Caso ocorra evaporação excessiva, o uso de solventes pode ser útil. Acetato de etila é um exemplo de solvente usado para afinar os esmaltes. Adicione poucas gotas ao esmalte pelo menos 20 minutos antes para garantir uma aplicação uniforme. Removedores de esmaltes não são adequados como agentes para afinar o esmalte. Eles contém óleos ou glicerol que são adicionados para evitar o ressecamento da pele e que a acetona e tais compostos causam a separação das fases e perda da cor dos esmaltes.
Tire um dia para cuidar de seus vidrinhos. Eu sugiro um dia para pegar cada um deles e limpar as bordas que por ventura estiverem secas.

3. Sempre guarde os frascos “em pé”.
Deixar os frascos deitados leva à separação das fases com mais facilidade.
Então, vale novamente lembrar de guardar os esmaltes em recipientes que os deixem de pé.

4. Agite antes de usar.
Uma vez que os esmaltes são uma suspensão, agitar o frasco antes de usar ajudará a manter as partículas em suspensão e a uniformidade do esmalte. Esmaltes velhos acabam acumulando muitas partículas no fundo do frasco, ficando difícil a ressuspensão de forma homogênea.



Nenhum comentário:

Postar um comentário